segunda-feira, 8 de junho de 2009

Resumo dos Cadernos de Teoria e Prática

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores da 5a à 8a série (6o ao 9o ano) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação para o ano de 2008-2009.
O Gestar II é destinado aos professores que atuam nos anos-séries finais do Ensino Fundamental da rede pública e objetiva a formação continuada ampla pelo aprofundamento teórico-metodológico para que sejam alcançadas melhorias nas práticas pedagógicas.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Sendo que a sua proposta pedagógica baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Assim aluno e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.
Aqui está um resumo de todo o material didático do Gestar II, voltado para orientar a formação dos professores, ajudando-os a compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisas e descobertas permanentes sobre o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo maior dos cadernos de teoria e prática (TP) e de atividades de apoio à aprendizagem (AAA) é possibilitar ao professor de Língua Portuguesa, do 6º. ao 9º. ano, um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Na área de Língua Portuguesa os TPs se constituem em 6 cadernos nos módulos I e II. O módulo I é constituído por 3 cadernos de teoria e prática onde são discutidos conceitos como variação lingüística, texto, intertextualidade, gramática, arte e literatura, gêneros textuais e a forma como esses conteúdos podem e devem estar nas salas de aulas dos 3º. e 4º. Ciclos.
O TP1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Nas quatro primeiras unidades que constituem a 1ª. parte do TP1, os textos estão ligados aos temas família e escola em diferentes abordagens. Junto a teoria, existe em todos os cadernos ainda, uma seção destinada a prática em sala de aula com sugestão de atividade para realizar com os alunos, seções de aprofundamento e um resumo de cada seção além de sugestões de leitura e bibliografia.
Todos os cadernos são constituídos de mais duas partes: Lição de Casa e Oficinas. A primeira é destinada a escolha de uma atividade sugerida no TP para desenvolver com os alunos e fazer um relato da experiência, entregar para o formador e compartilhar na oficina com os outros cursistas.
As Oficinas serão realizadas ao final das unidades pares, em que formador e cursistas se reúnem para retomar as questões da prática pedagógica dos dois conteúdos das unidades estudadas.
Os conteúdos dos cadernos de Teoria e Prática são: Linguagem e Cultura (TP1), Análise Lingüística e Análise Literária (TP2), Gêneros e Tipos textuais (TP3), Leitura e Processos de Escrita I (TP4), Estilo, Coerência e Coesão (TP5) e Leitura e Processos da Escrita (TP6).
O cursista ainda terá os cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) que foram elaborados a partir dos cadernos de Teoria e Prática e são compostos de oito aulas, cujo ponto de partida é o texto e que podem ser aplicadas em sala levando-se em conta, na sua escolha, o nível da turma.
O material didático do Gestar II aqui especificado, em sua composição, subsidia na teoria e na prática o sucesso esperado desse programa de formação continuada dos profissionais da Educação, que estão em sala, por vezes, convivendo com baixos índices de aprendizagem e sem o devido apoio para reverter a situação.

Daniel Bezerra

Um comentário:

  1. Olá Daniel, você está mesmo com tudo na ponta da língua da fazer o Gestar acontecer no RN.
    Abraços
    Aya

    ResponderExcluir